Histórico do Nepsuc - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Segurança Urbana e Cidadania

O Núcleo de Estudo e Pesquisa em Segurança Urbana e Cidadania nasce de um esforço coletivo dos universitários, professores, educadores sociais, funcionários, da coordenação do NTC e dos alunos e docentes participantes do Iº Curso de Pós Graduação Lato Senso e Especialização - Políticas de Gestão em Segurança Pública, desenvolvidos pela Faculdade de Educação e sob Coordenação do NTC, apoiado pelo Ministério da Justiça/SENASP/RENAESP*, ao realizar diversas ações de pesquisas e formações com agentes de segurança pública desde 2001, acrescido da conhecimento construído na Matriz Curricular do Centro de Formação em Segurança Urbana do Município de São Paulo.
Pautado na experiência acumulada pelo Núcleo de Trabalhos Comunitários da PUC/SP, através das intervenções socioeducativas e formações voltadas para a prevenção da violência nas suas multidimensões favorecendo a construção de ações pela cultura da PAZ, nasce o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Segurança Urbana e Cidadania, ligado a Faculdade de Educação e Departamento de Fundamentos da Educação com o objetivo realizar pesquisas, formações, intervenções, representações, seminários e publicações dos trabalhos desenvolvidos referente a temas que abordam a Segurança Pública e Urbana.
Neste processo a contribuição da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo se inova na fundamentação da prática educativa balizada num novo paradigma de Segurança Pública e Urbana, fundado na Mediação de Conflitos, no Gerenciamento de Crise e na Justiça Restaurativa na promoção dos Direitos Humanos Universais como princípios primordiais da cidadania, do dialógico, de relações sociais humanista, democrática e participativa na atuação preventiva e comunitária. Fortalecendo desta maneira as comunidades no enfrentamento da violência e criminalidade que tanto viola os princípios da vida. Porque quem viola os direitos humanos viola a própria vida, a dignidade humana.

*Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública

Modelo de Gestão

Gestão democrática e participativa desenvolvida por pesquisadores (alunos, ex-alunos, profissionais da área, professores, dentre outros convidados) que realizam ações integradas voltadas à pesquisa, formação, intervenção, participação social e publicação de produção acadêmica.

Missão

Contribuir na construção de um novo paradigma de Segurança Pública, balizado pelos principio e valores da Concepção de Educação Libertadora que propala a Segurança Pública e Urbana, como sendo uma Política Matricial feita e refeita por ações preventivas e comunitárias, envolvendo os diversos setores da sociedade e promovendo a intersetorialidade das políticas.

Valores

Os Direitos Humanos como forma de assegurar valores políticos e éticos que promovam o ser humano como sujeitos sociais.
A descentralização da política de segurança a partir da configuração geopolítica do território como expressão da questão social, ou seja, a exclusão/inclusão, das periferias em relação os territórios privilegiados do Poder de Policia.
Gestão Democrática Participativa na formulação das Política Públicas pelos os diversos atores sociais que contribua para o fortalecimento de outro paradigma de segurança.
Intersetorialidade das políticas públicas como instrumento para a integração e descentralização das ações coletivas no enfrentamento da violência e da criminalidade.
Concepção de Educação Social Interdisciplinar e Multidisciplinar na formação inicial e continuada dos agentes de segurança pública e urbana como sendo matricial na construção de um novo paradigma de ações preventivas e comunitárias.
Expansão dos princípios da Segurança Pública e Urbana como um dever Ético Político do Estado, e responsabilidade de todos os cidadãos e cidadãs em assegurar as condições necessárias para que a segurança seja direito de todos.

Objetivo

Propiciar estudos e pesquisas interdisciplinares na área de Segurança Pública e Urbana na construção de novos paradigmas sociais na prevenção e enfrentamento da violência e criminalidade.

Metodologia

Partir da prática concreta teorizá-la e volta à prática com o objetivo de transformá-la e recriá-la, a partir de uma concepção de educação social libertadora interdisciplinar, participativa, dialógica, criativa e crítica, dentro da perspectiva do diálogo, e da mediação de conflitos como tanto vigor da filosofia de Paulo Freire. Fundamentado na Metodologia da pesquisa-ação na construção de novos conhecimentos na atuação dos segmentos sociais participantes.

Ação

Pesquisas que inovem na contribuição da universitária na formação de agentes das diferentes instituições da área de Segurança Pública como: Guardas Civis, Policiais Militares, Policiais Civis, Agentes Carcerários, Militantes dos diversos movimentos sociais e de ONGs, e profissionais interessados.
Projetos interdisciplinares de intervenção junto ao diversos públicos com novos paradigmas da Educação Social na formação, pesquisa, intervenção, representação e publicização das ações desenvolvidas na área de segurança;
Formação de agentes de segurança das diversas instituições, educadores sociais, através da construção de conhecimentos interdisciplinares que promova uma nova atuação dos setores da segurança no atendimento a população;
Consultorias e assessorias a órgãos públicos e privados, em projetos educacionais e sociais voltados sobre a temática;
Representação pública nos conselhos de segurança municipais, estadual e federal referente ao tema, e as temáticas correlatas como: o conselho da infância e da adolescência nas três esferas de governo;
Participar de fóruns, debates, seminários, encontro, congressos, eventos, conferenciais e grupo de estudo e trabalho referente ao tema Segurança Pública.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Apresentação da Conseg

Segurança cidadã

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