Histórico do Nepsuc - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Segurança Urbana e Cidadania
Pautado na experiência acumulada pelo Núcleo de Trabalhos Comunitários da PUC/SP, através das intervenções socioeducativas e formações voltadas para a prevenção da violência nas suas multidimensões favorecendo a construção de ações pela cultura da PAZ, nasce o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Segurança Urbana e Cidadania, ligado a Faculdade de Educação e Departamento de Fundamentos da Educação com o objetivo realizar pesquisas, formações, intervenções, representações, seminários e publicações dos trabalhos desenvolvidos referente a temas que abordam a Segurança Pública e Urbana.
Neste processo a contribuição da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo se inova na fundamentação da prática educativa balizada num novo paradigma de Segurança Pública e Urbana, fundado na Mediação de Conflitos, no Gerenciamento de Crise e na Justiça Restaurativa na promoção dos Direitos Humanos Universais como princípios primordiais da cidadania, do dialógico, de relações sociais humanista, democrática e participativa na atuação preventiva e comunitária. Fortalecendo desta maneira as comunidades no enfrentamento da violência e criminalidade que tanto viola os princípios da vida. Porque quem viola os direitos humanos viola a própria vida, a dignidade humana.
*Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública
Modelo de Gestão
Missão
Valores
A descentralização da política de segurança a partir da configuração geopolítica do território como expressão da questão social, ou seja, a exclusão/inclusão, das periferias em relação os territórios privilegiados do Poder de Policia.
Gestão Democrática Participativa na formulação das Política Públicas pelos os diversos atores sociais que contribua para o fortalecimento de outro paradigma de segurança.
Intersetorialidade das políticas públicas como instrumento para a integração e descentralização das ações coletivas no enfrentamento da violência e da criminalidade.
Concepção de Educação Social Interdisciplinar e Multidisciplinar na formação inicial e continuada dos agentes de segurança pública e urbana como sendo matricial na construção de um novo paradigma de ações preventivas e comunitárias.
Expansão dos princípios da Segurança Pública e Urbana como um dever Ético Político do Estado, e responsabilidade de todos os cidadãos e cidadãs em assegurar as condições necessárias para que a segurança seja direito de todos.
Objetivo
Metodologia
Ação
Pesquisas que inovem na contribuição da universitária na formação de agentes das diferentes instituições da área de Segurança Pública como: Guardas Civis, Policiais Militares, Policiais Civis, Agentes Carcerários, Militantes dos diversos movimentos sociais e de ONGs, e profissionais interessados.
Projetos interdisciplinares de intervenção junto ao diversos públicos com novos paradigmas da Educação Social na formação, pesquisa, intervenção, representação e publicização das ações desenvolvidas na área de segurança;
Formação de agentes de segurança das diversas instituições, educadores sociais, através da construção de conhecimentos interdisciplinares que promova uma nova atuação dos setores da segurança no atendimento a população;
Consultorias e assessorias a órgãos públicos e privados, em projetos educacionais e sociais voltados sobre a temática;
Representação pública nos conselhos de segurança municipais, estadual e federal referente ao tema, e as temáticas correlatas como: o conselho da infância e da adolescência nas três esferas de governo;
Participar de fóruns, debates, seminários, encontro, congressos, eventos, conferenciais e grupo de estudo e trabalho referente ao tema Segurança Pública.
Nenhum comentário:
Postar um comentário